terça-feira, 30 de junho de 2015

Copenhague

Quando decidimos nossa viagem para Amsterdam, pensamos em conhecer alguma outra cidade (país) também, mas tínhamos pouco tempo não queríamos ir para tão longe, e começamos os planos para saber que outro lugar seria visitado, abre o mapa e procura os lugares próximos (amoooo esse viajar antes da viagem), e as opções eram várias: Londres (muito cara), Bruxelas (não nos empolgamos), Dusseldorf (o Xico não queria ir denovo) até que achamos Copenhague, a gente não sabia muito sobre a cidade  a Dinamarca e quanto mais começamos a pesquisar mais nos encantamos e estava decidido: bora para Copenhague!
Copenhague não faz parte da zona do Euro, sua moeda é a Coroa Dinamarquesa (DKK) quando fomos em março a cotação era 1 DKK = 0,4673 BRL você pode calcular a conversão aqui. Eu nunca tinha viajado para um país que não tivesse uma moeda "conhecida" e pelas minhas pesquisas a melhor maneira para troca de moeda, era sacar do cartão de débito do banco lá em Copenhague em um dos diversos caixas eletrônicos da cidade. Foi o que fizemos assim que chegamos e deu super certo. A maioria dos lugares não aceita Euro somente a Coroa Dinamarquesa.
Outra coisa que foi diferente para nós, foi que as placas e sinalizações (exceto no aeroporto e na estação de trem) não são em inglês e sim em dinamarquês, Copenhague na língua oficial é Kobenhavn.
A cidade estava completamente tomada de gruas (nunca vi tantas) para qualquer lugar que você olhasse a cena era essa:
Uma das coisas que mais me apaixonou foi a mistura da antiguidade com a modernidade, e ainda mais os refúgios, entre um passeio e outro você olhava para o lado e de repente descobria lugares como esse:
um resumão da viagem:
 Vôo
Como estávamos em Amsterdam pegamos um vôo com a low-cost SAS até Copenhague por $50 o trecho, vôo super tranquilo e pontual e mesmo sendo low cost podíamos despachar uma bagagem. O que me chamou a atenção foi o esquema de segurança do aeroporto de Copenhague, o mais criterioso que já vi.
Chegando e se Locomovendo
Para ir do Aeroporto para Estação de Trem de Copenhague é super simples, você compra um ticket de trem em uma das maquininhas espalhadas pelo aeroporto para estação central não tem erro (na maquininha pode selecionar o idioma inglês)
Como as placas dos ônibus e visores eram todos em dinamarquês o que nos salvou além de um mapa foi o aplicativo Rejseplanen que você pode baixar gratuitamente aqui. Assim como o 9292 em Amsterdam, ele indica todos os trajetos para você, é uma super mão na roda.
Usamos pouquíssimo tranporte em Copenhague, a cidade é toda plana e 90% das coisas são muito próximas, usamos somente para ir à Pequena Sereia e ao Visit Carlsberg.
Para maiores informações e preços o site oficial de turismo da cidade explica tudo aqui.
 Hospedagem
 Em Copenhague nos hospedamos no Andersen  Boutique Hotel, hotel fofo, moderninho, super bem localizado (apenas 2 quadras da estação de trem) café da manhã incluso na diária, opção de deixar as malas sem custo adicional, adoramos!

Passeando
Rådhuspladsen
É a praça da prefeitura bem próxima à estacão de trem e ao início da Strøget, local de manifestações culturais, no dia que estávamos lá era Saint Patrick's Day, a praça estava repleta de Irlandeses e cerveja.
 

Strøget
É o maior calçadão de pedestres do mundo, uma rua repleta de lojas,artistas de rua e cafés, lá que encontramos a loja da Lego e da Pandora (ambas são dinamarquesas)

Rundetaarn
The Round Tower é o observatório mais antigo da Europa, para subir na torre e ter uma linda vista da cidade o ingresso custa DKK 25, vale dar uma olhada no site para a programação do observatório (o dia que fomos não tinha nada...)
 Nyhavn
O famoso porto com as casinhas coloridas de Copenhague, cartão-postal da cidade, local onde sai os passeios de barco e é repleto de restaurantes com mesinhas externas.
 
Passeio de Barco
Existem diversos passeios de braco em Copenhague, alguns à noite com jantar, mas pegamos o báscio mesmo: The Grand Tour of Copenhagem, com saída de Nyhavn. O passeio custa DKK 80 e dura aproximadamente 1 hora, a cidade fica ainda mais incrível vista pelo mar.
Pequena Sereia
Acredito que é o principal símbolo de Copenhague, com mais de 100 anos e esculpida por Edvard Eriksen e inspirada no conto da Pequena Sereia de  Hans Christian Andersen. É uma estátua pequena, mas vale a visita ainda mais aos seus arredores que tem coisas lindas como o Kastellet.

Kastellet
Um ótimo passeio bem próximo à estátua da Pequena Sereia. Um antigo forte com pista para corrida/caminhada. 
Christiania
Um lugar completamente doido, antigamente era uma base militar depois de desativada os hippies tomaram conta e criaram um comunidade autônoma e independente de Copenhague. Na entrada já tem uma placa informando que é proibido tirar fotos então não dê bobeira. É tudo muito louco na entrada tem uma plaquinha com os dizeres: você está deixando a União Européia (e na saída outra placa informando que você está entrando na UE) Lá é liberado o uso de drogas, a impressão é que o local parou no tempo, juro que eu esperava ser um lugar super legal, diferente e alternativo, mas a realidade foi que está tudo caindo aos pedaços, imundos e cheio de gente chapada (voltei com a certeza de que a sociedade alternativa é uma ilusão que não funciona)

Visit Carlsberg
Se em Amsterdam o Xico foi no Heineken Experience claro que em Copenhague não poderia perder o Visit Carlsberg os ingressos custam DKK 80 e compramos na hora. É tudo muito diferente da Heineken (que tem muita tecnologia e modernidade) Mais informações no site. O passeio é muito legal e eles possuem a 3° maior coleção de garrafas de cerveja do mundo com mais de 22.000 garrafas de cerveja (16.000 delas em exibição) A lojinha da Carlsberg tem vários produtos legais com preço bom.

Comendo
Estávamos loucos para experimentar os famosos smorrebrods (sanduíches abertos) típicos dinamarqueses que costumam ser o almoço ofical por lá, e são simplesmente delicosos! Restaurante pequeno em uma travessa de Nyhavn cheio de locais, saí apaixonada pelos smorrebrods.

Comida cara (padrão em Copenhague) mas excelente, próximo ao Tivoli e a Estação Central, ambiente super tranquilo.
Um excelente Bistrô francês, seguimos a recomendação do Chef para o menu de três pratos e não nos arrependemos, tudo impecável e o atendimento super cordial, amamos!

Amo toda a vibe dos restaurantes da franquia, esse é o menor que já fui, mesinhas externas, comida saborosa, só achei que o atendimento deixou muito a desejar.
Comida italiana deliciosa (daquelas para encher e aquecer), restaurante simples, localizado na região central da cidade com preços ótimos, recomendo!
 Cafe Europa
Localizado no calçadão de Copenhagem, excelente capuccino e chocolate quente para espantar o frio. Adoramos!
Escrevendo esse post já estou morrendo de vontade de voltar...
  beijinhos e até o próximo post!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

últimas postagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...