sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Fomos para o Chile (e amamos!)

Começando do princípio :)

Em março a Tam lançou uma promoção com preços incríveis para Santiago, o sonho do Yuri sempre foi conhecer a neve, mas a gente não queria pegar nevasca com as gurias e nem ficar socados em algum lugar como Bariloche com neve 24 horas e sem atividades para os pequenos, daí descobrimos que tem estações de esqui à 1h30m de Santiago, e também que no início de setembro é raro nevar, as estações de esqui ainda estão abertas e tudo é mais barato. Resultado: compramos passagens para a família inteira conhecer ir para Santiago \o/

O vôo: viajamos de Tam, e tenho que confessar que adoro! A tela em todas as poltronas com uma variedade e quantidade enorme de filmes e desenhos em português fizeram com que eu nem precisasse abrir as revistinhas de atividades que tinha levado para viagem. Fora a comida que é das melhores entre as companhias aéreas que conheço. Além de excelente atendimento de bordo. (a parte boa de viajar com crianças pequenas, principalmente nós que temos duas, é que não existe filas, tanto no embarque/desembarque, imigração, etc. a gente via as filas enormes e passávamos direto para preferencial, realmente tudo de bom)
Alugamos uma caminhonete e o GPS era mais que doido demoramos mas finalmente chegamos no hotel. Não gostei de alugar com a Budget, o GPS parou de funcionar total no segundo dia, o site é confuso (não tinha espaço para solicitação de cadeira para as crianças, tivemos que mandar email solicitando) e não nos informou que a caminhonete não tinha nem lona para cobrir a carroceria (sorte que não choveu) não recomendo.

O hotel: reservamos um apartamento de dois dormitórios no Rentaparts, no bairro de Las Condes por U$ 120 a diária, foi uma ótima escolha, estando de carro era tudo perto, o bairro é ótimo, tem tudo perto (supermercados, bancos, farmácias, etc.) e o apartamento foi perfeito para nós, não queríamos quartos de hotel, queríamos espaço para as crianças e poder fazer as refeições (café-da-manhã e janta para eles não estranharem tanto a comida), o apartamneto tinha cozinha completa, os dois banheiros tinham banheira (pequena para adultos mas perfeita para crianças), o Yuri dormiu na parte de cima do beliche (que ele adora!!!) e a vista do 23º andar era deslumbrante, ou seja, escolha perfeita!
Nossa rotina: como era uma viagem feita para as crianças, fizemos somente programas que elas curtissem. Acordávamos cedo, tomávamos café e passávamos o dia todo na rua, final da tarde 18/19hrs voltávamos para o hotel (não sem antes passar na deliciosa padaria Los Saldes), as crianças tomavam banho na banheira, jantavam e adormeciam até o dia seguinte (exceto o Yuri, pois fazíamos um campeonato de Uno toda noite eu, ele e o Xico, depois que as bolotinhas dormiam). A rotina funcionou bem para nós, pois as criançam apesar de agitarem o dia todo, tinham bastante tempo de descanso.

Os passeios em Santiago:

Zoológico Nacional do Chile
A nossa idéia era subir no bondinho do Cerro San Cristobal antes de irmos no zoológico, mas o bondinho estava em manutenção, assim sendo começamos nosso passeio pelo zôo. As crianças amaram!!! foi as primeira vez das bolotinhas no zôo e o Yuri já fazia muito tempo que não ia. Foi muito divertido ver as crianças encantadas pelos animais, a Rafa chamando os pinguins de Pingu, a Duda enlouquecida com a ema e as araras e o Yuri encantado com o Alex, a Glória, o Martin e o Melman hehehe O passeio é uma delícia, mas já aviso para que leva as crianças nos carrinhos como nós: é de acabar com os braços e as pernas, pois o zôo é bem no meio do morro, ou seja, sobe e desce o tempo todo, mas vale a pena :)
Informações sobre horários, preços, etc. você encontra aqui.
Patio Bellavista
No zôo apenas comemos um picolé, e já passava da hora de almoçar, fomos ao Patio BellaVista que fica bem próximo ao Cerro San Cristobal, almoçamos em um restaurante colombiano La Casa En El Aire e adoramos! pedimos um parto com arroz, carne picada, mandioca frita e uma espécie de omelete de banana (não é bem isso mas não consigo explicar #fail) comida deliciosa, carne divina, preço justo, todos comeram ou seja: aprovado!
O Patio Bellavista é um lugar bem interessante, tem muitas lojinhas (sei que muita gente faz compras por lá) e restaurantes, mas sinceramente só paramos para almoçar mesmo, porque as crianças queriam mais agito hehehe
Mais informações sobre o Patio Bellavista é só clicar aqui.

Parque Bicentenário de La Infancia
Depois do almoço hora de conhecer o novíssimo Parque Bicentenário de La Infancia. Um parque muito divertido e gratuito, o parque é todo cercado por um brinquedo em que as crianças sobem e descem, meu trio atravessou o brinquedo todo :) adoramos!
Não tem informações precisas sobre ele no site, mas acredito que logo atualizem aqui.
Museo Interativo Mirador
Pensem num museu em que as crianças podem mexer em tudo!!! é assim esse museu, uma delícia, as crianças curtiram muito mesmo, é um programa imperdível para quem vai ao Chile com crianças. A Rafa não caminhava pelo museu, ela saltitava hehehehe cada crianças ainda pode fazer 2 atividades extras que devem ser marcadas na recepção, fomos todos em um cinema 3D muito legal (e por coincidência patrocinado pela Gerdau) as gurias fizeram a segunda atividade numa sala de recreação para crianças menores de 5 anos e o Yuri uma visita guiada pela sala de eletromagnetismo, ele amouuuu e entendeu muito, mesmo sendo em espanhol (momento pausa para limpar a baba da mãe) passamos o dia todo lá, almoçamos no restaurante externo do museu, comida simples e não cara, as crianças adoraram o filé de peixe, o arroz e o purê de batata, e depois ainda fomos no parquinho externo do museu onde elas brincaram muito, realmente um passeio perfeito para crianças.
Mais informações, horário e valores, você encontra aqui.

nossos bate-e-voltas:

El Colorado aka Conhecendo a Neve
O motivo da viagem era realizar um sonho do Yuri, o de conhecer a neve, e foi uma relização para toda a família!
Mesmo tendo alugado um carro para nossa estada em Santiago achamos melhor subir as montanhas com a SkiTotal, nossa idéia inicial era ir a Farellones (todos dizem que é a melhor para quem vai com crianças) mas nevou pouco esse ano e ela estava fechada, então decidimos ir a El Colorado.
Com a SkiTotal além do transporte você pode alugar a roupa e o equipamento para neve. Nós já tínhamos bastante coisas, comprei botas e luvas impermeáveis para os 3 pela net nos EUA, o Xico já tinha casaco e luvas, e passamos num brechó para comprar os macacões para as gurias, o nome é Orange Blue, e é muitoooo barato, cada macacão custou 20 reais, bem mais barato do que alugar. (fora que você não encontra roupas de neve para crianças pequenas para alugar) Então alugamos pouca coisa, mas alugamos o mais importante: o equipamento de snowboard do Yuri :)
Agora rumo à montanha, muitas curvas (muitas mesmo) mas uma vista deslumbrante que faz a 1h30 de viagem passar rápido.
Chegando lá não precisamos pagar ingresso (pois não íamos usar as pistas de esqui, somente o Yuri pagou o ingresso e a aula. Ele queria fazer aula de snowboard e a mini escola de El Colorado (só para crianças) só tinha esqui, então ele fez aula coletiva na turma de adultos mesmo, mas com uma sorte tremenda dos 30 alunos só ele queria snowboard então acabou tendo uma aula particular (o instrutor foi o Rodrigo, o Yuri adorou ele), e ele amou, estava em extâse, depois de +- 1 hora de aula ele foi descer a montanha (e desceu 3 vezes!!!) ele não conseguia tirar o sorriso do rosto, e a cada tombo (foram vários) ele se erguia rapidinho para continuar a descida. Felicidade seu nome era Yuri :)
As bolotinhas não curtiram muito a neve, não queria ficar com as luvas então gelavam as mãos rápido.
A comida lá é cara e ruim, mas nada que estragasse esse dia tão especial!
Informações da SkiTotal aqui e de El Colorado aqui.
Viña del Mar aka Conhecendo o Pacífico
No dia do meu aniversário fomos conhecer o Oceano Pacífico, em menos de 2 horas de Santiago (por uma estrada muito fofa) chegamos a Viña del Mar.
O dia estava nublado e com um vento friozinho, mas as crianças adoraram o passeio, não chegamos a molhar os pés no Pacífico (só as mãos hehehe) mas as crianças brincaram muito nos parquinhos que tem por toda orla, adoraram os canhões e curtiram o almoço+sorvete no Bravíssimo  (que fica na orla ao lado dos canhões e dos parquinhos com uma vista de tirar o fôlego) o passeio foi uma delícia, mas as crianças brincaram tanto que na hora de irmos a Valparaíso elas estavam exaustas e acabamos nem conhecendo a cidade.
As Compras:
A intenção da viagem não foi essa, e não passei muito tempo envolvida com isso, mas tudo lá é bem mais barato que no Brasil (exceto os supermercados que achei os valores parecidos)

Shopping Parque Arauco:
Um shopping enorme, com um boulervard fofo para alimentação, tem as 3 grandes lojas de departamento do Chile: Paris, Falabella e Ripley e a loja #amomuitotudoisso Casaideas
Na Falabella compramos algumas roupas para as crianças fofas e baratíssimas (tinha muita promo) como uma jaqueta de neoprene para as gurias por R$30!!! Lá também comprei algumas blusas da Desigual (minha marca de roupas favorita) todas as roupas da marca estavam 50%OFF
Na Paris achei os preços muito barato e compramos umas coisinhas também.
Não cheguei a entrar na Ripley não tenho muita paciência para lojas e shopping #failme
Mas a regra acima não se aplica quando eu me deparo com uma loja como a Casaideas, a loja fica no 3º andar do shopping (que é só para coisas de decoração e afins) e tem uma ala só de coisas para crianças que é de enlouquecer, tanto no preço, na variedade e na fofura de coisas para os pequenos. E ainda pegamos a loja em uma mega promo, compramos muita coisa para as crianças (muita mesmo) e gastamos R$200!!! queria tanto uma loja dessas aqui...
Mais informações sobre o shopping aqui.

Outlet Adidas e Nike
Na Irarrazával (quase em frente um ao outro) estão os outlets da Adidas e da Nike, o da Adidas achei meio bagunçado mas com preços bons, o da Nike os preços estavam muito baixos!!! o Xico aumentou a coleção de camisetas de time de futebol dele, comprando 2 mais barato que uma no Brasil.

OrangeBlue
é um brechó com várias filiais na cidade, tem muita roupa para neve com preços mais baratos que o aluguel de um dia (especialmente para os pequenos), vale muito!!!

Costanera Center
O novo shopping de Santiago, imenso!!! mas achei blé (sem nada para as crianças), a única coisa legal é a loja esclusiva do Lego e uma cascata que tem em frente a loja que é incrível, descem letras, números e formas, fofo!!!

Free shop de Santiago
Bom, bem variado, os preços um pouco mais baixos que do Brasil, mas já aviso que não tem MAC, minha mãe tinha encomendado umas coisas, tive que comprar na chegada do Brasil mesmo.

E para finalizar:
- Para quem vai para o Chile, uma dica bem legal é o blog Chile para Crianças, uma espécie de #mustread antes de viajar para o Chile com os pequenos
- Santiago é uma cidade linda, moderna e planejada, com muitos atrativos para as crianças, parquinhos em todos lugares, os chilenos são muito simpáticos e extremamente prestativos, vale muito a visita
- O Yuri não tinha nenhum contato com o espanhol exceto pelo Peter Punk e foi uma delícia ver como ele entendeu muitas coisas, como reparou que para eles ç é z como em criança, em ver ele notar as diferenças e semelhanças entre as línguas e os países, isso é bom demais!
- Amamos a viagem, Yuri quer voltar em 2015 e a Rafa fala Gracias ao invés de obrigado, esperamos poder viajar mais com as crianças, pois não existe nada melhor que conhecer outros lugares, passeios e culturas.
- Mais fotos da viagem no meu facebook aqui.
Espero que tenham gostado do post :) beijinhos

últimas postagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...